GUZZO, Raquel Souza Lobo (1981)
Eficiência de Um Treino em Linguagem Oral: Desenvolvimento do Repertório Básico Para Alfabetização
São Paulo, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Eficiência de Um Treino em Linguagem Oral: Desenvolvimento do Repertório Básico Para Alfabetização.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Pretendendo estabelecer a relação entre comportamento verbal e desempenho em leitura, a pesquisa buscou verificar a eficiência de um treino em linguagem oral para crianças em início de alfabetização, de baixo nível sócio-econômico, levando em conta as variáveis repetência, conteúdos diferentes do material de treinamento e sexo. Analisou-se também a generalização dos resultados do treino para o desempenho verbal envolvido na alfabetização. Foram sujeitos 48 crianças, 24 meninos e 24 meninas, de 1ª série do 1º grau de uma escola pública. Foram compostos três grupos com igual número de sujeitos (16) e igual divisão entre os sexos (8F e 8M). sendo o primeiro (G1) compostos de alunos repetentes e os outros dois (g2 e G3) compostos de alunos novatos. Os grupos foram submetidos a uma avaliação inicial, com a aplicação de uma prova pré-verbal, um teste de desempenho verbal e provas acadêmicas (ditado, cópia, leitura). O treino foi desenvolvido de forma individual, através de atividades de comportamento verbal oral, a partir de pranchas, diferenciando-se G1 e G2 de G3 quanto ao conteúdo das pranchas. Após o treino, foram aplicadas as mesmas provas da avaliação inicial, apenas modificando-se o conteúdo dos instrumentos. Os resultados evidenciaram que os três grupos progrediram em função do treino, independentemente das variáveis repetência, conteúdo das pranchas e sexo; entretanto, os alunos repetentes demonstraram desempenho menor e houve pouca generalização dos resultados do treino para outros desempenhos verbais, particularmente os relativos à alfabetização.