BEZERRA, Vilma Maria de Lima (1981)
Reflexão Metalingüística e Aquisição de Leitura em Crianças de Baixa Renda
Pernambuco, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade Federal de Pernambuco.
Reflexão Metalingüística e Aquisição de Leitura em Crianças de Baixa Renda.
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi estudar a relação entre "aquisição de leitura" e "reflexão metalingüística". Foram testadas 90 crianças de 4 a 11 anos de uma escola (clientela de baixa renda), divididas em 3 grupos: crianças que não recebiam instrução em leitura, crianças em fase de alfabetização e crianças já alfabetizadas. O teste consistiu de tarefas de reflexão metalingüística e avaliação da habilidade de leitura, esta última apenas para os 2 últimos grupos. Os resultados evidenciaram que o sucesso em tarefas de reflexão metalingüística correlacionou-se significativamente com o progresso em leitura na 1ª série. Crianças sem instrução em leitura apresentaram dificuldades em todas as tarefas de reflexão metalingüística; crianças que dominavam a leitura apresentaram êxito nessas tarefas.