CASAL, Marisa Madureira (1981)
Efeito de Cursos de Aperfeiçoamento na Área de Alfabetização Sobre o Rendimento de Alunos em Leitura Ao Final de 1ª Série Escolar
Efeito de Cursos de Aperfeiçoamento na Área de Alfabetização Sobre o Rendimento de Alunos em Leitura Ao Final de 1ª Série Escolar.
Rio de Janeiro, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Júnia Flávia D'Affonseca Johnson
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve por objetivos: investigar os efeitos do preparo do professor, obtido em curso de treinamento específico para a alfabetização, sobre o rendimento em leitura de alunos da 1ª série; verificar o grau de influência no desempenho dos alunos do tempo de serviço do professor no magistério, seu tempo de atuação em classes de alfabetização e sua preferência pelo trabalho nessas classes; investigar a contribuição dos cursos realizados pelo professor para a obtenção de conhecimentos teóricos sobre alfabetização. Uma escala do tipo Likert e um questionário foram aplicados a uma amostra de 40 professores da rede municipal do Rio de Janeiro, e um teste de rendimento em leitura foi aplicado aos 950 alunos desses professores. Dos 40 professores, 20 tinham realizado cursos de atualização ou especialização em alfabetização, e os outros 20, não. Os resultados revelaram que: comparados os resultados do teste de rendimento em leitura, houve diferença significativa a favor do grupo de alunos dos professores que tinham feito cursos; os cursos não contribuíram para elevar o nível de conhecimentos teóricos sobre alfabetização; os fatores tempo de magistério, experiência em classes de alfabetização e preferência pelo trabalho nessas classes exerceram pouca influência sobre o rendimento obtido pelos alunos.