OLIVEIRA, Quinha Luiza de (1981)
Validade Preditiva de Alguns Testes de Prontidao Para a Alfabetização: Um Estudo
São Paulo, 1981. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Validade Preditiva de Alguns Testes de Prontidao Para a Alfabetização: Um Estudo.
Nome do Orientador: José Fernando Bitencourt Lomônaco
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de verificar a validade preditiva dos seguintes testes de prontidão: o metropolitano, o de organização percepto-motora, o Marianne Frostig de Desenvolvimento da Percepção Visual e o ABC. A validade preditiva foi verificada através da comparação entre os testes de prontidão e a valização escolar. Serviram como sujeitos 125 alunos de 1ª série de escola pública, pertencendo à classe média, e 162 alunos de escola pública, de nível sócio-econômico baixo. Os alunos foram divididos em 4 grupos; cada grupo foi submetido a um teste de prontidão no início do ano; aos quatro grupos foram aplicados testes de inteligência não verbal e prova de aproveitamento, ao final do ano letivo. A variável sexo foi também considerada. Os resultados evidenciaram que: o Metropolitano foi preditivo para os sujeitos de ambos os sexos e níveis sócio-econômicos; o ABC e o Teste de organização percepto-motora foram preditivos para os sujeitos de sexo masculino de nível baixo; o teste de Desenvolvimento da Percepção visual foi preditivo para os sujeitos de sexo feminino de nível baixo. Os sujeitos femininos de nível sócio-econômico médio obtiveram resultados melhores que os outros grupos, no teste ABC. Os sujeitos de nível sócio-econômico médio obtiveram desempenho melhor que os sujeitos de nível sócio-econômico baixo nos testes Metropolitano, Organização percepto-motora, inteligência não verbal e aproveitamento escolar.