BUENO, José Geraldo Silveira (1982)
Alfabetização do Deficiente Auditivo: Estudo Sobre Aplicação de Abordagem Analítica
São Paulo, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Distúrbios da Comunicação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Alfabetização do Deficiente Auditivo: Estudo Sobre Aplicação de Abordagem Analítica.
Nome do Orientador: Mauro Spinelli
Área: Ciências da Saúde: Fonoaudiologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo deste trabalho foi descrever, analisar e discutir a aplicação do processo analítico na alfabetização de deficientes auditivos e analisar e discutir as incorreções ortográficas cometidas por deficientes auditivos profundos a ele submetidos. Foram estudadas 3 crianças com deficiência auditiva profunda, em processo de alfabetização, com idade de 8 anos. Para descrição e análise do processo de alfabetização, foi criado um material específico (12 unidades didáticas); os planejamentos e os relatórios de avaliação, elaborados pelos professores das classes freqüentadas pelos sujeitos; em levantamento e análise dos erros ortográficos cometidos durante o processo. Os resultados mostraram que o processo analítico permitiu o domínio do código escrito pelos sujeitos, em 7 semestres letivos, assim como não ensejou a ocorrência de erros disortográficos em grande número. Os erros mais comuns são apontados e analisados. Comentários e sugestões para aprimoramento do processo foram, também, apontados e analisados.