SILVA, Maria das Graças (1982)
Estudo das Práticas Lingüísticas, Discursivas e Pedagógicas no Início da Escolar
Rio Grande do Norte, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Estudo das Práticas Lingüísticas, Discursivas e Pedagógicas no Início da Escolar.
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi comparar as práticas lingüísticas e discursivas da criança de 1ª série com as dos livros adotados no início da escolarização. Foram gravadas emissões livres e em situação de estimulação, em sessões individuais e coletivas, de 65 crianças matriculadas na 1ª série do 1º grau de escolas públicas, idade entre 7 a 12 anos. Para o estudo dos livros, foram sorteados textos de cartilhas, pré-livros e livros. Os registros foram analisados sob os pontos de vista discursivo e gramatical. Os resultados evidenciaram desvinculação entre a linguagem da criança e a do livro didático, tanto sob o aspecto discursivo quanto sob o aspecto gramatical, e, apontam para a necessidade de a escola abrir um espaço onde a criança manifeste as diversas formas de expressão de sua linguagem para a partir disso ser, elaborado o material escolar.