MATTOS, Ana Luisa Vieira de (1982)
Caracterização Diferencial de Repetentes e Não Repetentes em Relação a Algumas Variáveis Psicológicas
São Paulo, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Caracterização Diferencial de Repetentes e Não Repetentes em Relação a Algumas Variáveis Psicológicas.
Nome do Orientador: Romeu de Morais Almeida
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa objetivou identificar atributos psicológicos de diferenciação entre alunos de 1ª série do 1º grau iniciantes e repetentes; alunos iniciantes aprovados e reprovados. Objetivou ainda identificar, em uma série de medidas psicológicas, aquelas que se mostrassem melhores indicadores de desempenho escolar de crianças iniciantes e repetentes. Para atender a esses três objetivos, foi tomada uma população de 544 alunos de baixo nível socioeconômico, matriculados nas 1ªs. séries do 1º grau de uma escola estadual paulista. O grupo foi dividido em dois - iniciantes e repetentes -, esses dois grupos, separados por sexo, foram avaliados quanto a 10 variáveis: nível mental, condições orgânicas, desenvolvimento psicomotor, nível socioeconômico, nível de maturidade social, ajustamento emocional, nível de ansiedade, prontidão para alfabetização - escore total, prontidão para alfabetização - escore leitura, prontidão para alfabetização - escore números). No final do ano os grupos foram subdivididos em aprovados e reprovados e comparados com a finalidade de atender ao segundo objetivo. Para atender ao terceiro objetivo, foram comparados os resultados apresentados nas 10 variáveis avaliadas, com as notas de aprovação ou reprovação. Os dados revelaram que: os repetentes só apresentaram resultados superiores nas três variáveis relativas à prontidão, sendo que isto não se mostrou associado a uma taxa mais elevada de aprovação; as variáveis que diferenciaram os iniciantes aprovados dos iniciantes reprovados foram: prontidão e nível mental, sendo que o subgrupo de iniciantes reprovados foram caracterizados como os mais carentes economicamente; nenhuma das provas utilizadas revelou poder preditivo da aprovação ou reprovação dos alunos.