ALMEIDA, Maria Júlia de Paiva (1982)
Dificuldades de Professoras de 1ª Série Quanto a Alguns Problemas Lingüísticos da Alfabetização: Um Estudo Exploratório
Dificuldades de Professoras de 1ª Série Quanto a Alguns Problemas Lingüísticos da Alfabetização: Um Estudo Exploratório.
São Paulo, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação Linguística Aplicada Ao Ensino de Línguas)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Mary Alzawa Kato
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com o objetivo de identificar as principais dificuldades das professoras de 1ª série quanto a alguns problemas lingüísticos da alfabetização, um questionário foi aplicado a 63 professores de 1ª série, atuantes numa amostra de escolas estaduais de 1º grau de Natal -RGN. Os resultados foram analisados considerando as variáveis grau de instrução, tempo e ensino na 1ª série, livro e método adotados e indicaram que as professoras alfabetizadoras sentem dificuldades em relação aos fundamentos teóricos da alfabetização. Essa constatação conduziu a um segundo estudo do Guia Curricular de Metodologia da Comunicação e Expressão - 2º grau- Especialização para o Magistério, do Rio Grande do Norte, com o objetivo de averiguar que fundamentação lingüística está sendo oferecida nessa disciplina ; para isso, resenhada a bibliografia básica do Guia, concluiu-se pelo predomínio de obras de orientação didática, e ausência de obras de lingüística. A autora apresenta conceitos que considera mais importantes para a formação lingüística de alfabetizadores, e uma sugestão de bibliografia comentada para essa formação.