SANTOS, Isa Maria dos (1982)
Leitura na 1ª Série do 1º Grau: Um Instrumento de Medida de Competências Básicas
Rio de Janeiro, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Leitura na 1ª Série do 1º Grau: Um Instrumento de Medida de Competências Básicas.
Nome do Orientador: Léa Pinheiro Paixão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Leitura
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Natureza do Texto: Pesquisa: Experimental
Resumo: A proposta deste estudo foi a de construir e validar um teste com referência a critério para medir as competências básicas em leitura que os alunos deveriam evidenciar ao término da 1ª série do 1º grau para que fossem considerados alfabetizados. O processo de construção e validação dos testes incluiu sete estágios: definição das competências básicas - compreensão de vocabulário básico, compreensão de pormenores e compreensão da idéia principal; a seleção e a validação das competências a serem medidas; construção e validação das especificações dos testes para cada competência selecionada; construção e validação dos itens de testes para a medida das competências; testagem piloto com seis alunos que concluíram a 1ª série e com 4 alunos de 2ª série do 1º grau; a construção da forma final do teste; a testagemde campo realizada com uma amostra de 154 sujeitos de 16 turmas de 1ª série; e cálculo da fidedignidade dos testes. Foi estabelecido um escore de corte, 80% nível mínimo de proficiência para os três testes. No cálculo da fidedignidade dos testes foi utilizado o estimador Po sugerido por Hambleton e Novick. Os índices obtidos variaram 0,88 e 0,83, sendo considerados altos e satisfatórios. Os resultados revelaram que foi grande a proporção de alunos consistentemente classificados nas formas A e B dos testes.