FREIRE, Francisca Marques (1982)
A Alfabetização e a Escolarização: Um Processo Descontínuo
Rio Grande do Norte, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
A Alfabetização e a Escolarização: Um Processo Descontínuo.
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo pretendeu estudar a questão do fracasso na alfabetização através da análise da prática cotidiana de professores de 1ª série em uma amostra de 3 escolas municipais da periferia de Natal. Para realização do estudo, seguiram-se as seguintes etapas: levantamento de dados sobre os 17 professores e sobre os alunos da amostra (126) das 1ª séries das 3 escolas, coleta de material - avaliação do III bimestre de comunicação e expressão em que todos os erros de escrita registrados pelos alunos foram categorizados segundo proposta de LEMLE (1980). A partir desses erros de escrita, elaborou-se um material de avaliação que foi aplicado aos professores com o objetivo de se conhecer como eles classificavam os tipos de erros gráficos. A análise dos dados do alfabetizando e do alfabetizador evidenciou que a prática de alfabetização, além de desenvolver-se sem apoio teórico, processa-se de modo discriminativo, pois não valoriza o contexto lingüístico, cultural, social do alfabetizando.