COLLARES, Cecília Azevedo Lima (1982)
Influência da Merenda Escolar no Rendimento em Alfabetização: Um Estudo Experimental
São Paulo, 1982. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Influência da Merenda Escolar no Rendimento em Alfabetização: Um Estudo Experimental.
Nome do Orientador: Maria Laura Puglisi Barbosa Franco
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar a influência da merenda escolar no rendimento em alfabetização na 1ª série do 1º grau, em escolas estaduais de um município de São Paulo. Foi desenvolvida pesquisa experimental, em que a merenda escolar foi a variável de intervenção estudada em interação com as variáveis pré-escola, nível nutricional, nível sócio-econômico e prontidão. A variável dependente foi o rendimento em alfabetização. Foram sujeitos da pesquisa 860 alunos de 6 escolas estaduais, divididos em três grupos: dois experimentais um recebeu durante o ano letivo merenda balanceada e controlada nutricionalmente e o outro, a mesma merenda, porém em maior quantidade; um terceiro grupo, de controle, recebeu a merenda normal da escola. Os resultados obtidos indicam que a merenda escolar, quando tratada estatiscamente de forma isolada, interfere positivamente no rendimento em alfabetização. Entretanto, o fator explicativo mais forte do rendimento em alfabetização foi a "Prontidão" para a leitura e a escrita, sendo a merenda escolar o segundo fator. Baseada na suposição de que está subjacente ao "estado de prontidão" um "estado nutricional adequado", a autora aponta a necessidade de melhorar a qualidade da merenda nas escolas e de privilegiar programas de suplementação alimentar às crianças.