REAL, Dinah Aparecida Spiga (1982)
Um Experimento Sobre o Valor do Período Preparatório na Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Escolas na 1ª Serie do 1º Grau
São Paulo, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Metodista de Piracicaba.
Um Experimento Sobre o Valor do Período Preparatório na Aprendizagem da Leitura e da Escrita em Escolas na 1ª Serie do 1º Grau.
Nome do Orientador: José Luiz Sigrist
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Proposta Didática
Referencial Teórico: Pedagogia
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: O presente trabalho objetivou realizar um experimento sobre o valor do período preparatório na aprendizagem da leitura e da escrita em escolas na 1ª série do 1º grau visando o desenvolvimento de habilidades das crianças e uma tentativa de suprir as falhas existentes nos Programas de Prontidão que muitas vezes interferem no trabalho prático do professor. Para tanto a autora tomou por base vários anos de experiências práticas em Programas de Prontidão, contando ainda com referências do Programa Alfa e do Programa de Prontidão de Ana Maria Poppovic. Atuaram como sujeitos 165 crianças de 7 anos, de nível sócio-econômico baixo e iniciantes no 1º grau, que foram submetidos ao Teste ABC, ao Programa de Atividades para o Período Preparatório e ao Teste de Avaliação de Desempenho: Fundamentação e Descrição. Os alunos, após o Teste ABC foram classificados, para efeitos de avaliação do experimento, segundo suas condições para leitura e escrita, sendo então agrupados heterogeneamente em 3 classes de Grupo Experimental e 2 classes de Grupo de controle. As classes de GE foram então submetidas, em um período de 30 dias, ao Programa de Atividades para o Período Preparatório e logo após alfabetizadas com a cartilha "Caminho Suave", a mesma utilizada com as classes de GC. Ao término do ano, ambos os grupos fizeram o Teste de Avaliação de Desempenho que visou verificar o desenvolvimento das habilidades de discriminação visual e de coordenação motora, capacidade de análise, aquisição de conceitos, compreensão, interpretação, sequenciação, raciocínio lógico e resistência. Os resultados apontaram para um melhor desempenho do GE. Para um melhor atendimento da criança no Período Preparatório a autora sugeriu que seja enfocado não somente a questão do que deve ser ensinado mas também do como, visando desenvolver as habilidades das crianças, sendo que estas devem ser devidamente estimuladas, e seus professores devem poder contar com programas eficientes.