RODRIGUES, Yolanda Maria do Amaral (1982)
Relações Entre o Índice de Alfabetização Infantil e Métodos, Ambiente Social e Escolar
Rio Grande do Sul, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Relações Entre o Índice de Alfabetização Infantil e Métodos, Ambiente Social e Escolar.
Nome do Orientador: Roque Moraes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve, como objetivos: a) verificar a relação entre índices de alfabetização e métodos de alfabetização; b) verificar, em cada método, a relação entre índices de alfabetização e número de alunos por turma, idade dos alunos, prontidão, freqüência à pré-escola, nível sócio-econômico e número de anos na 1ª série. A amostra foi constituída de 2.318 alunos de 1º série da rede pública estadual de Porto Alegre. Os dados foram coletados através de questionários e formulários preenchidos pelos setores administrativo e pedagógico das escolas. Os resultados evidenciaram: associação significativa entre: métodos e índices de alfabetização, tendo o método da palavração apresentado os mais altos índices; índices de alfabetização e idade, prontidão, freqüência à pré-escola e nível sócio-econômico, em cada método; para os métodos misto e de palavração, associação entre índice de alfabetização e número de anos na 1ª série.