RIBOLDI, Doraci Pelicioli (1982)
Testagem de Uma Proposta Curricular Para 1ª Série do 1º Grau
Testagem de Uma Proposta Curricular Para 1ª Série do 1º Grau.
Rio Grande do Sul, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar se o desenvolvimento de um currículo para 1ª série de 1º grau embasado nos princípios da teoria piagetiana seria capaz de melhorar o desempenho do aluno, em termos de desenvolvimento de habilidade cognitivas e de aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta foi desenvolvida durante 8 meses, em 2 turmas no total de 38 sujeitos de 2 escolas estaduais, sem experiência de escolaridade, emparelhadas quanto ao nível sócio-econômico, idade e maturidade para leitura e escrita, sendo divididos em grupo experimental e grupo de controle. A avaliação foi feita através de um teste de habilidades cognitivas aplicado no início e no final do ano letivo e de um teste de leitura aplicado no final do ano letivo. Os resultados evidenciaram a superioridade do grupo experimental quanto ao desempenho na leitura e na escrita, e quanto ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, indicando a habilidade da proposta curricular como meio para amenizar os problemas de aprendizagem que geram a repetência e evasão na 1ª série do 1º grau. A autora apresenta algumas limitações da proposta e sugere alterações.