RIBOLDI, Doraci Pelicioli (1982)
Testagem de Uma Proposta Curricular Para 1ª Série do 1º Grau
Rio Grande do Sul, 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Testagem de Uma Proposta Curricular Para 1ª Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Vânia Maria Moreira Rasche
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar se o desenvolvimento de um currículo para 1ª série de 1º grau embasado nos princípios da teoria piagetiana seria capaz de melhorar o desempenho do aluno, em termos de desenvolvimento de habilidade cognitivas e de aprendizagem da leitura e da escrita. A proposta foi desenvolvida durante 8 meses, em 2 turmas no total de 38 sujeitos de 2 escolas estaduais, sem experiência de escolaridade, emparelhadas quanto ao nível sócio-econômico, idade e maturidade para leitura e escrita, sendo divididos em grupo experimental e grupo de controle. A avaliação foi feita através de um teste de habilidades cognitivas aplicado no início e no final do ano letivo e de um teste de leitura aplicado no final do ano letivo. Os resultados evidenciaram a superioridade do grupo experimental quanto ao desempenho na leitura e na escrita, e quanto ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, indicando a habilidade da proposta curricular como meio para amenizar os problemas de aprendizagem que geram a repetência e evasão na 1ª série do 1º grau. A autora apresenta algumas limitações da proposta e sugere alterações.