OLIVEIRA, Berenice Picanço de (1983)
Análise dos Cursos de Formação de Professores de 1ª a 4º Séries na Parte de Fundamentação Geral e Específica Para o Desempenho de Tarefas Relacionadas à Alfabetização
Rio de Janeiro, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Análise dos Cursos de Formação de Professores de 1ª a 4º Séries na Parte de Fundamentação Geral e Específica Para o Desempenho de Tarefas Relacionadas à Alfabetização.
Nome do Orientador: Riva Roitman
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo teve como objetivo analisar, nos currículos dos cursos de formação de professores de 1ª a 4ª série, das sete escolas da rede oficial do município do Rio de Janeiro que ofereciam esses cursos, as disciplinas que poderiam oferecer fundamentação geral (Fundamentos da Educação e Língua Portuguesa) ou fundamentação específica (Didática e Método e Técnicas de Alfabetização) para a alfabetização. A autora analisa: a presença dessas disciplinas nos currículos das escola, seus conteúdos e a relação deles com a alfabetização; a opinião de professores dessas disciplinas sobre as habilidades básicas para alfabetizar e sobre a importância da disciplina que lecionavam na preparação para alfabetizar; a integração entre as disciplinas; a coerência e unidade entre as propostas curriculares e o desenvolvimento das disciplinas nas diferentes escolas. Foi aplicado um questionário aos 113 professores das disciplinas nas sete escolas, foram entrevistados os 7 supervisores das escolas e 16 professores que coordenavam as disciplinas, e foram analisados os planos de curso das disciplinas. A autora conclui que as escolas não preparam suficientemente para a alfabetização, não há integração entre as disciplinas, há coerência e unidade em Língua Portuguesa e Didática nas diferentes escolas, não há em Fundamentos da Educação e Métodos e Técnicas de Alfabetização.