GOYANO, Ana Paula Machado (1983)
Aspectos Metalinguísticos da Capacidade de Segmentação em Crianças de 5 a 9 Anos de Idade
São Paulo, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação Linguística Aplicada Ao Ensino de Línguas)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Aspectos Metalinguísticos da Capacidade de Segmentação em Crianças de 5 a 9 Anos de Idade.
Nome do Orientador: Eleonora Albano da Motta Maia
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho teve como objetivo pesquisar a questão de como as crianças solucionam problemas relativos à habilidade de segmentar o som da palavra em situações naturais. A pesquisa foi realizada com crianças de 5, 7, e 9 anos, num total de 60, 20 para cada faixa etária, constituindo grupo representativo da pré-alfabetização, alfabetização e pós-alfabetização. Foram propostas 3 tarefas que objetivavam abranger a segmentação dos sons na palavra (som inicial, medial e final) e criar oportunidade de a criança operar com parte da palavra de diferentes tamanhos, de segmento à palavra toda. Os resultados evidenciaram que a habilidade de segmentação dos sons na palavra é um dos aspectos da competência lingüística, cognitiva e comunicativa que se desenvolve gradativamente, e que a oportunidade de interação ativa entre a criança e esse tipo de conhecimento é um fator diretamente envolvido nesse desenvolvimento. Os resultados sugerem: mudança no trato com o alfabetizando, no sentido de lhe ser atribuído papel mais criativo e ativo; revisão do material pedagógico a ele proposto, tornando-o compatível com o curso natural de desenvolvimento da criança, revisão, no campo da terapia fonaudiológica, de conceitos de adequado e inadequado em distúrbios de aquisição de leitura e escrita.