SIPAVICIUS, Nympha Aparecida Alvarenga (1983)
Prontidão, Características e Atuação dos Professores e Rendimento Escolar de Crianças de 1ª Série
São Paulo, 1983. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Prontidão, Características e Atuação dos Professores e Rendimento Escolar de Crianças de 1ª Série.
Nome do Orientador: Nelson Rosamilha
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi elucidar o peso relativo como determinantes do rendimento escolar, das seguintes variáveis: formação escolar do professor, anos de experiência docente, atitudes verbalmente expressas quanto a problemas dos alunos, uso do elogio, repreensão ou punição, tipo de participação do aluno nas aulas, disciplina, atividades didáticas, faltas do professor e nível de prontidão dos alunos. A amostra constituiu-se de 24 classes de 1ª série, de 9 escolas da periferia urbana de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram: entrevistas com professores, exame dos livros de ponto, observações em sala de aula, aplicação de provas de prontidão e de escolaridade no final do ano letivo. A análise dos dados evidenciou que: o conjunto das variáveis estudadas explicou 39% da variância do rendimento final; as variáveis mais importantes foram o nível de prontidão (explicou 26% do rendimento final) e a mobilidade docente (explicou 7% do rendimento final); as demais variáveis pouco acrescentaram, depois de computados os efeitos dessas duas.