LIMA, Márcia Regina Maurício (1983)
Pré-Escola: Solução Para Fracasso Escolar?
Rio de Janeiro, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Pré-Escola: Solução Para Fracasso Escolar?.
Nome do Orientador: Zaia Brandão
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a forma pela qual se realiza na prática o atendimento às crianças provenientes das classes desfavorecidas que freqüentam a 1ª série do 1º grau, levando em conta o fato de terem freqüentado ou não classes pré-escolares, a fim de verificar se a pré-escola contribui para minorar o problema do fracasso escolar. A autora, a partir da observação, durante um ano letivo, de duas classes de 1ª série, constituídas de crianças com e sem pré-escola, em duas escolas municipais do Rio de Janeiro, conclui que a freqüência às classes de pré-escolar pouca à influência tem no desempenho na 1ª série. A autora, atribui esse fato à inadequação dos conteúdos e atividades desenvolvidas na pré-escola em relação aos objetivos a que esta se propõe, e ao pouco preparo das professoras de 1ª série para viabilizar as propostas educacionais, em sua prática pedagógica diária.