SOARES, Marlene da Silva (1983)
Problemas Percebidos Por Professores de 1ª Série e Supervisores de Educação Especial Durante o Processo de Alfabetização de Alunos Deficientes Mentais Educáveis, Egressos de Classes Especiais
Rio Grande do Sul, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Problemas Percebidos Por Professores de 1ª Série e Supervisores de Educação Especial Durante o Processo de Alfabetização de Alunos Deficientes Mentais Educáveis, Egressos de Classes Especiais.
Nome do Orientador: Ângela Maria Brasil Biaggio
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve por objetivo verificar a incidência de freqüência e gravidade de problemas de aprendizagem ocorridos durante o processo de alfabetização de crianças deficientes mentais educáveis, quando encaminhadas à 1ª série do sistema regular de ensino, de acordo com a ótica do professor de 1ª série e do supervisor de Educação Especial. A amostra foi constituída de 50 professores de 1ª série de 30 escolas estaduais e 13 supervisores de Educação Especial de Porto Alegre. O instrumento utilizado foi um questionário constituído de 2 partes: na primeira parte, coletaram-se dados do respondente, e na 2ª parte, apresentou-se uma relação de 50 possíveis problemas do processo de alfabetização, abrangendo aspectos pedagógicos, psicológicos, físicos e sócio-econômicos, cuja freqüência e gravidade o respondente deveria avaliar. Os resultados demonstraram que: muitos problemas foram vistos por diferentes óticas pelos professores e supervisores; as informações dos supervisores estão mais coerentes com o que foi encontrado na literatura específica. São apresentadas alternativas de melhoria das estratégias de atendimento ao aluno possível candidato ou egresso de classe especial.