PIRES, Yara Maria Cunha (1983)
O Desenvolvimento de Estruturas Operatórias Concretas e Aprendizagem Inicial da Leitura Escrita em Crianças de Baixa Renda
Bahia, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal da Bahia.
O Desenvolvimento de Estruturas Operatórias Concretas e Aprendizagem Inicial da Leitura Escrita em Crianças de Baixa Renda.
Nome do Orientador: Miguel Angel Garcia Bordas
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar relações entre o acesso às estruturas operatórias concretas e o desempenho em atividades de leitura-escrita. Foram escolhidas as estruturas de classificação, considerando-se haver estreitas relações entre estas e os processos implícitos na aprendizagem da leitura-escrita. Foram investigadas duas hipóteses: a de que crianças que iniciam a aprendizagem da leitura-escrita no estádio da coleções não-figurais apresentariam melhores resultados do que as que se encontrassem no estádio inicial das coleções figurais; e a de que as crianças classificadas no estádio das coleções figurais, ao iniciarem a aprendizagem da leitura-escrita, mas que apresentassem progressos significativos no desenvolvimento dessas operações, apresentariam melhores resultados que as que se mantivessem no nível inicial das operações de classificação. Foi avaliado o nível nas operações de classificação de 20 alunos novatos de 1ª série, de nível sócio-econômico baixo, no início do ano letivo e 6 meses após; no final do ano foi avaliado o desempenho em leitura-escrita. Os resultados não confirmaram a primeira hipótese, mas comprovaram a segunda.