MELO, Lia Maria Alcoforado de (1983)
Sequenciação Fonêmica de Pré-Escolares e Suas Relações Com a Prática de Ensino na Alfabetização
Rio Grande do Norte, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Sequenciação Fonêmica de Pré-Escolares e Suas Relações Com a Prática de Ensino na Alfabetização.
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar a linguagem infantil dos 3 aos 7 anos, e relacioná-la com a prática da alfabetização. A amostra foi de 80 crianças, divididas em 4 grupos de idade - 3, 4, 5 e 6 anos. (Foram entrevistados 15 professores alfabetizadores). Analisaram-se emissões, feitas pelas crianças, a partir da apresentação de figuras, de 41 vocábulos (substantivos) em que os fonemas do português falado no Brasil apareciam nas posições inicial, medial e final. Para a análise, utilizaram-se 4 categorias de erros-adição, substituição, omissão e distorção de fonemas. Através de questionário aplicado a 15 professores, identificaram-se a seleção e a ordenação dos fonemas no processo de alfabetização. A análise da fala das crianças evidenciou uma sequenciação evolutiva que levou à elaboração de um inventário da ordem de aquisição dos sons da fala, dos 3 aos 7 anos. A variação lingüística foi um dos aspectos mais observados, (na fala das crianças). As entrevistas com os professores evidenciaram que os fonemas são trabalhados aleatoriamente na alfabetização, e que há grande distância entre a realidade lingüística da criança e a proposta da escola.