BECKER, Fernando (1983)
Da Ação a Operação: o Caminho da Aprendizagem J. Piaget e P. Freire
São Paulo, 1983. Tese de Doutorado Universidade de São Paulo.
Da Ação a Operação: o Caminho da Aprendizagem J. Piaget e P. Freire.
Nome do Orientador: Zélia Ramozzi-Chiarottino
Área: Em Análise
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do trabalho é extrair e organizar uma teoria da aprendizagem a partir da obra de Jean Piaget, complementada pela de Paulo Freire, visando dar ao educador brasileiro um instrumento teórico apto a interagir com a sua prática, e que, ao mesmo tempo em que supere o empirismo associacionista e o apriorismo gestaltista, proponha uma aprendizagem mediante construções e tomadas de consciência, ações e reflexões, uma aprendizagem pela práxis construída tanto pelo educando quanto pelo educador: uma aprendizagem ativa, operatória.