FIORAVANTE, Maria de Lourdes (1983)
Um Trabalho Coletivo em Educação-Alfabetização: Carência Ou Possibilidade?
Rio de Janeiro, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Fundação Getúlio Vargas.
Um Trabalho Coletivo em Educação-Alfabetização: Carência Ou Possibilidade?.
Nome do Orientador: Esther Maria de Magalhães Arantes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar como é percebido e vivido o trabalho pedagógico, nas escolas de 1ª e 2ª graus, pelos que nelas atuam ou freqüentam, procurando-se, assim, resgatar o lugar da escola como produção e transmissão do conhecimento. O foco é a alfabetização, que é entendida como apropriação da palavra e como instrumento para aquisição de novos conhecimentos. O estudo foi realizado nas escolas públicas de 25 municípios pertencentes a Delegacia Regional de Ensino de Nova Era, MG. A metodologia utilizada foi-se construindo no decorrer da pesquisa, nos cursos, encontros, nos relatos de experiência e nas discussões, confrontando a fala do professor, do especialista, dos pais, das crianças e dos técnicos da Delegacia Regional de Ensino. A autora critica a escola que não é "para todos" e aponta a alfabetização como mecanismo de exclusão dos despossuídos, e propõe a produção do trabalho coletivo em educação a partir das condições em que ela se dá. Como conclusão; apresenta duas alternativas: a alfabetização como carência ou a alfabetização como possibilidade afirmando que ensinar a ler é um compromisso político e social que, dependendo da opção, permite ou não que as camadas populares participem da elaboração do conhecimento.