GARAKIS, Solange Aparecida (1983)
A Influência do Nível Sócio-Econômico no Desenvolvimento Mental e Sua Relação Com a Prontidão para a Alfabetização
Ceará, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Ceará.
A Influência do Nível Sócio-Econômico no Desenvolvimento Mental e Sua Relação Com a Prontidão para a Alfabetização.
Nome do Orientador: Maria Lúcia Lopes Dallago
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi contribuir para o esclarecimento das causas que determinam o insucesso escolar, principalmente entre os alunos de nível sócio-econômico baixo, das séries iniciais. Destacou-se, nesse estudo, a influência do nível sócio-econômico no desenvolvimento mental dos alunos e sua relação com a prontidão para a alfabetização, e a atitude da escola diante destas influências. Constituíram-se sujeitos da pesquisa 54 alunos, 32 de nível sócio-econômico baixo e 32 de nível sócio-econômico alto, controlando-se a idade, sexo e não repetência. Os instrumentos utilizados foram: diagnóstico de habilidades do pré-escolar para medida da prontidão e provas de diagnóstico do período operacional concreto, elaboradas por Piaget, para a medida do nível de desenvolvimento mental. Os resultados mostraram que os alunos de nível sócio-econômico baixo apresentaram um atraso cronológico no desenvolvimento mental, não apresentando níveis adequados de prontidão para alfabetização e conclui que a escola não considera as implicações destas influências e exige um desempenho para o qual estas crianças não se encontram, ainda, preparadas, contribuindo para a ocorrência do fracasso escolar.