ARAÚJO, Maria das Graças Mello de (1983)
Relação Entre Desempenho no Exame Neurológico Evolutivo e Rendimento Escolar em Crianças da 1ª Série de Diferentes Estratos Sociais
Rio Grande do Norte, 1983. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Relação Entre Desempenho no Exame Neurológico Evolutivo e Rendimento Escolar em Crianças da 1ª Série de Diferentes Estratos Sociais.
Nome do Orientador: Maria Aparecida Affonso Moyses
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi comparar a relação entre o desempenho no Exame Neurológico Evolutivo (ENE) e o rendimento escolar de crianças no início da escolarização, provenientes de segmentos sociais diferentes, a fim de analisar fatores biopssicosociais responsáveis pelo resultado em alfabetização. A amostra foi composta de 61 crianças matriculadas na 1ª série do 1º grau em 4 escolas de Natal-RN, das quais duas são particulares e duas públicas. Utilizaram-se os seguintes instrumentos: o ENE, cuja finalidade é avaliar a maturidade neurológica; avaliação final para definição do rendimento escolar; entrevista com os pais para caracterização da clientela e exame clínico geral. Os resultados mostraram que existe uma correlação significante entre desempenho no ENE, rendimento escolar e escolarização prévia, quando a população é analisada em conjunto, mas ela se torna não significante, quando a amostra é estratificada segundo o nível sócio-econômico. A autora conclui que o nível sócio-econômico é uma variável antecedente que determina as outras. Conclui, ainda, que o ENE é um instrumento imbuído dos valores de classes favorecidas e, portanto, não é neutro, não podendo ser utilizado como um teste de valor prognóstico à alfabetização, independente do contexto geográfico ou social.