MONFORT, Ester Ozon (1983)
O Professor Frente Ao Fracasso Escolar: Estudo de Caso Numa Turma de 1ª Série do 1º Grau
Rio de Janeiro, 1983. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
O Professor Frente Ao Fracasso Escolar: Estudo de Caso Numa Turma de 1ª Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Thereza Penna Firme
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de descrever o comportamento de uma professora alfabetizadora em relação ao fracasso escolar, buscando esclarecer quatro questões: as expectativas quanto ao desempenho dos alunos, as estratégias de combate ao insucesso, as explicações para o fracasso e as percepções a respeito de sua própria capacitação profissional para enfrentar o fracasso. A pesquisa, de caráter exploratório e natureza qualitativa, acompanhou, durante 7 meses, a trajetória de uma professora em interação com sua turma de alunos "fracos", através de observação, entrevistas com a professora, os alunos e membros das equipes técnico-administrativas da escola. Os resultados revelaram manifestações da impotência da professora no trato com o fracasso na sala de aula, a presença de estereótipos e distorções nas expectativas e explicações, o desencontro ente estratégias docentes e peculiaridades sócio-econômicas e culturais dos alunos, a dificuldade de auto-questionamento na solução dos problemas de sala de aula.