FLORES, Terezinha M. Vargas (1984)
Relações Entre Graus Nutricionais de Crianças de Periferia e Níveis Cognitivos Alcançados em Provas de Piaget Sobre a Contradição
São Paulo, 1984. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Relações Entre Graus Nutricionais de Crianças de Periferia e Níveis Cognitivos Alcançados em Provas de Piaget Sobre a Contradição.
Nome do Orientador: Lino de Macedo
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Psicologia Infantil
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Este trabalho move-se em torno de dois objetivos: primeiramente, investigar alguns aspectos da Teoria de Piaget, aplicando-se provas em crianças que vivem em condições bem diferentes daquelas pesquisas originais, na Suiça. O segundoobjetivo é tentar esclarecer um pouco mais a questão das relações entre desenvolvimento cognitivo e desnutrição. O interesse no trabalho foi estudar aspectos do desenvolvimento cognitivo em crianças da periferia urbana. Estas crianças, como se sabe, vivem sob precárias condições de alimentação, habitação, higiene e saúde. Trata-se, então, de um ambiente bem diverso daquele onde Piaget e seus colaboradores realizaram suas pesquisas. Neste sentido é que foi formulada a questão: se algumas provas de Piaget (por exemplo, de suas "Pesquisas sobre a Contradição", 1974) fossem aplicadas em crianças de uma determinada Vila Popular da periferia de Porto Alegre, as características dos níveis descritos por Piaget seriam confirmadas ou não? Ainda mais, a hipótese de Dasen e Inhelder, relacionada ao período sensório-motor, seria confirmada ou não, se agora tomássemos crianças de 4 a 12 anos?. Assim, pretende-se estudar a relação existente entre as variáveis desenvolvimento cognitivo e desnutrição (especialmente a moderada). Para tal, aplicou-se três provas de Piaget sobre a contradição (por ser um estudo recente e ainda não estar suficientemente examinado, sobretudo em nossa realidade brasileira). Feitas as medidas antropométricas (peso e altura dos sujeitos) derterminam-se s graus de nutrição ou desnutrição. Correlações estatísticas são feitas entre as variáveis: níveis de cognitivo, graus nutricionais, idade, sexo, buscando-se possíveis inferências numa análise quantitativa. Examina-se qualitativamente os resultados obtidos, tomando-se por base os próprios estudos de Piaget e tendo-se em vista os problemas e hipóteses que inspiraram o trabalho.