MEDEIROS, Tereza Donato de (1984)
Configuração do Desempenho Didático do Educador - Alfabetizador
Rio Grande do Sul, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Maria.
Configuração do Desempenho Didático do Educador - Alfabetizador.
Nome do Orientador: Augusto João Crema Novaski
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi de analisar e caracterizar o desempenho didático do alfabetizador, na cidade de Cajazeiras, Paraíba, através de questionários (aos professores e supervisores), de observações diretas da pratica desenvolvida nas escolas pesquisadas (estaduais) e de entrevistas com pais de alunos. Foram trabalhadas 3 variáveis: as formas de organização empregadas para a elaboração do planejamento das atividades de ensino-aprendizagem; os conteúdos programáticos e a metodologia utilizada. Os resultados mostraram que as alfabetizadoras elaboram o planejamento de ensino, de forma individual e não existe relação entre o planejamento e a prática pedagógica; os conteúdos desenvolvidos são aqueles trazidos nas cartilhas, livros e manuais, (distribuídos pela SEC/PB), a metodologia fica reduzida a transmissão de um "saber" expresso nas cartilhas. A autora concluiu que o desempenho didático das alfabetizadoras e também das supervisoras, tal como vem sendo desenvolvido, não contribui significativamente na alfabetização da maioria dos educandos socialmente desfavorecidos e sugere uma prática de planejamento participativo e promoção de cursos de reciclagem (e/ou aperfeiçoamento).