VALLE, Tânia Gracy Martins do (1984)
Análise de Dificuldades de Leitura e Escrita em Alunos Repetentes de Primeira Série do 1º Grau
São Paulo, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Especial)
Universidade Federal de São Carlos.
Análise de Dificuldades de Leitura e Escrita em Alunos Repetentes de Primeira Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Maria Cecília Raphael de Góes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de analisar o desempenho em leitura e escrita de crianças repetentes e de classes especiais, em tarefas que revelassem suas habilidades de análise e síntese de aspectos visuais e auditivos da linguagem, examinados separadamente ou de forma integrada em diferentes tarefas. Foram sujeitos da pesquisa 107 crianças com dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita, na faixa etária de 8 a 12 anos, sorteadas da população de repetentes em classes de 1ª série de escolas de Bauru, SP. Os resultados mostraram que os problemas relativos à discriminação auditiva e visual foram responsáveis por apenas uma pequena parte do insucesso das crianças, cujo problema não é, pois, basicamente discriminativo; a hipótese levantada é a de que o principal problema é que as condições de ensino não levam as crianças à compreensão do que é ler e escrever, porque não tratam a linguagem escrita como um sistema simbólico que transmite significado e incentivam a decifração, e não a compreensão.