GUALBERTO, Izôlda Câmara (1984)
Repetência Escolar na 1ª Série do 1º Grau: Onde Buscar a Solução?
São Paulo, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Estadual de Campinas.
Repetência Escolar na 1ª Série do 1º Grau: Onde Buscar a Solução?.
Nome do Orientador: Firmino Fernandes Sisto
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve por objetivo verificar se as diferenças entre novatos e repetentes, na 1ª série do 1º grau, e entre promovidos e retidos, no final da série, são significativas quanto: a idade, estado nutricional, densidade habitacional, nível sócio-econômico, maturidade para a leitura e a escrita, habilidades de leitura e escrita. A amostra compôs-se de 98 crianças, incluindo alunos novatos e repetentes na 1ª série de uma escola estadual. Foi avaliado o estado nutricional e o nível sócio-econômico das crianças, e a densidade habitacional em suas residências. No início do ano, as crianças foram submetidas aos testes ABC e matrizes progressivas de Raven, e, ao final do ano, a testes de leitura e escrita (ditado). Os resultados mostraram que as diferenças entre novatos e repetentes foram significativas apenas nas variáveis estado nutricional e nível sócio-econômico, sendo que em ambas a diferença beneficiou os repetentes. Quanto às diferenças entre promovidos e retidos, os resultados mostraram que os fatores idade, nutrição, nível sócio-econômico e densidade habitacional não foram determinantes da retenção na série. No teste ABC, os promovidos apresentaram pontuações mais altas que os retidos.