SOARES, Lígia Raquel (1984)
Alfabetização e Produção de Textos: a Falsa Imagem do Que é Escrever
São Paulo, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Letras)
Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Alfabetização e Produção de Textos: a Falsa Imagem do Que é Escrever.
Nome do Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve como objetivo identificar como, no processo de alfabetização, ao longo da 1ª e da 2ª séries do 1º grau, o aluno é levado a participar de condições inadequadas à real aprendizagem da modalidade escrita. A autora partiu da hipótese de que, desde o início, o processo de alfabetização fornece ao aluno uma imagem errônea do que é escrever, impedindo-o de, através do conhecimento das funções dos diversos usos da língua, gerar seu próprio texto. A pesquisa foi desenvolvida através de: análise dos Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Língua Portuguesa para o 1º grau, 1ª e 2ª séries, propostos pela Secretaria de Educação/CENP/SP, 1981; caracterização das atividades de alfabetização em uma turma de 1ª série e uma turma de 2ª série de uma escola estadual da periferia de Campinas/SP; análise de textos propostos aos alunos dessas turmas nos livros didáticos utilizados pela escola; análise de textos produzidos pelos alunos durante as aulas de Língua Portuguesa. As análises efetuadas confirmaram a hipótese da autora, que sugere que as falsas imagens do que é escrever transmitidas e impostas aos alunos no processo de alfabetização sejam evitadas através do fornecimento de condições reais de produção de texto, entendido como processo de significação.