SALIM, Tânia de Martino (1984)
Alfabetização: Ponto de Partida Ou Ponto Final?
Rio de Janeiro, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Alfabetização: Ponto de Partida Ou Ponto Final?.
Nome do Orientador: Hermengarda Alves Lüdke
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi descrever o processo de alfabetização em uma escola pública, analisando processos, interações e organização interna. Foram observadas cinco turmas de alfabetização, tendo-se também observado a escola como um todo, quatro conselhos de classe e algumas reuniões de pais. Também registraram-se observações do serviço de orientação pedagógica, da supervisão, da diretoria, e conversas informais nos corredores, na sala dos professores, na cozinha, no pátio durante o recreio. A autora descreve a precária organização interna da escola, as questões disciplinares, as posturas autoritárias e discriminatórias, as más instalações, a falta de professores, a ausência dos alunos às aulas, o improviso e a ação intuitiva e rotineira no processo de alfabetização, a excessiva preocupação com prontidão e período preparatório, a artificialidade e formalidade da avaliação, a ausência de atendimento individual aos alunos. Conclui que muitos dos problemas inerentes à aprendizagem da leitura e escrita na escola pública seriam reduzidos se o professor recuperasse a confiança em si mesmo e ampliasse a consciência do seu papel como fundamental para a alfabetização/educação das crianças das camadas populares; afirma ainda que a alfabetização deveria superar o seu aspecto mecânico, indo além do simples reconhecimento das letras, sílabas ou frases, possibilitando a compreensão dos significados e a leitura crítica da realidade. A autora enfatiza a importância do atendimento individual e em pequenos grupos aos alunos das camadas populares, acrescentando que a submissão das professoras à rigidez institucional e a diluição da alfabetização num período preparatório prolongado e supérfluo dificultam esta prática.