SILVEIRA, Marly de Jesus (1984)
Leitura Crítica de Prática Pedagógica nas 1ª Séries do 1º Grau
Rio de Janeiro, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal Fluminense.
Leitura Crítica de Prática Pedagógica nas 1ª Séries do 1º Grau.
Nome do Orientador: Balina Bello Lima
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Ensino de Primeiro Grau
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: o estudo faz a leitura dos pressupostos teóricos de alguns professores regentes de classe na escola básica. fundamenta-se em concepções amplas do processo do conhecimento, enfatizando a função do método. com o objetivo de estudar a importância da atitude metoólógica para a organização do ensino, o método é visto em sua relação com os conteúdos desenvolvidos na escola e considerado como elemento da formação teórico-prática do professor. A constatação dos eventos da aula se desenvolveu nas classes de primeiras séries de primeiro grau em escolas públicas. As relações que se travam em sala de aula são vistas em suas dimensões de linguagem, conteúdo e metodologia. A análise procura focalizar a presença do método na maneira pela qual o professor articula os diversos momentos da sua ação. De modo geral, os resultados baseados em procedimentos de análise qualitativa, indicam que a metodologia do professor, por se incoerente, não parece contribuir para que ele e os alunos avancem no sentido da compreensão dos problemas atuais da realidade brasileira. chega-se à conclusão de que novos encaminhamentos podem ser tentados, com urgência, especialmente no que se refere à alfabetização da grande massa de filhos das classes populares.