COSTA, Maria da Piedade Resende da (1984)
Um Programa Para Alfabetização de Deficientes Mentais: Primeiros Resultados
São Paulo, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Especial)
Universidade Federal de São Carlos.
Um Programa Para Alfabetização de Deficientes Mentais: Primeiros Resultados.
Nome do Orientador: Lucia Eneida Seixas Prado de Almeida Ferraz
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Educação Especial
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O estudo propõe a sistematização de um Programa paraensinar leitura/escrita ao sujeito deficiente mental. Foi concebido a partir dos resultados favoráveis que foi obtido quando a pesquisadora alfabetizou alunos deficientes mentais com ênfase na estimulação polissensorial, porém sem nehnhum controle científico. para estruturá-lo, bscou-se subsídios em autores clássicos preocupados com o problemae que deram um tratamento especificamente relevante aos canais sensoriais no ensino da leitura/escrita. O Programa proposto apresenta dois enfoques disitntos: a) o treinamento rítmico do traçado de linhas retas e curvas e, b) o treinamento de leitura/escrita - um objetivando o período preparatório e o outro a alfabetização propriamente dita; ambos desenvolvidos através de treinos discriminativos dos canis sensoriais, (visual, auditivo, tátil e cinestésico). Para ist, utilizou-se recursos materiais especificamente confeccionados. O treinamento rítmico está organizado no sentido da complexidade da posição das linhas, cuja hierarquização, na seqüência, atende à estrutur~ção de estímulos espaço-temporais, pré-requisitos para a aquisição da leitura/escrita. Compreende dozoito posições e cada uma destas é treinada particularmente nos planos vertical, inclinado e horizontal. O treinamento da leitura/escrita está estruturado em duzentas e quinze etapas, respeitando uma organização fonética específica. No estudo aplicou-se o Programa em nove sujeitos deficientes mentais com idade mental média de quatro anos e oito meses e o Q. I. variando entre 52-36, pertencentes a instituição especializada, classe especial e classe comum do ensino regular. Todos estavam repetindo a série que freuentavam, no minimo, pela segunda vez. os resultados obtidos até a etapa aplicada foram favoráveis, variando de sujeito para sujeito o ritmo na aquisição do comportamento específico.