CAMARGO, Dair Aily Franco de (1984)
As Crianças de Baixo Nível Sócio-Econômico e os Métodos de Alfabetização
São Paulo, 1984. Tese de Livre Docência (Livre-docência em Didática Geral)
Universidade de São Paulo.
As Crianças de Baixo Nível Sócio-Econômico e os Métodos de Alfabetização.
Nome do Orientador: Não Atribuído
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com o objetivo de identificar qual o método de alfabetização mais adequado para crianças de baixo nível sócio-econômico, a pesquisadora, no quadro referencial dos estudos sobre relações entre linguagem e pensamento, e entre desempenho lingüístico, origem social e desempenho escolar, busca verificar, em crianças das 4ªs. séries do 1º grau, os "efeitos tardios", no desempenho escolar em linguagem, dos métodos pelos quais tinham sido alfabetizadas, no 1º ano: silábico, global ou misto. Foram considerados os seguintes indicadores de desempenho em linguagem: conhecimento de ortografia, capacidade de compreensão de texto lido, habilidade em redação, conhecimento dos sinais de pontuação, habilidade de leitura em voz alta e notas em Linguagem atribuídas pelas professoras. A amostra foi constituída de 191 alunos de baixo (92) e alto (99) nível sócio-econômico. Os resultados evidenciaram que: para crianças de alto nível sócio-econômico, o método de alfabetização é irrelevante; para crianças de baixo nível sócio-econômico, o método silábico revelou-se o mais ineficaz, e o método global, o mais adequado.