ALMEIDA, Carmelita Saraiva (1984)
Análise dos Motivos de Encaminhamento de Alunos de Classes Comuns à Classes Especiais de Escolas Públicas de 1º Grau
São Paulo, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação Especial)
Universidade Federal de São Carlos.
Análise dos Motivos de Encaminhamento de Alunos de Classes Comuns à Classes Especiais de Escolas Públicas de 1º Grau.
Nome do Orientador: Nivaldo Nale
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi analisar as razões pelas quais alunos de classes comuns são encaminhados para classes especiais, no sistema de ensino do Piauí. A coleta de dados foi feita através de entrevistas com quinze professores e dez orientadores educacionais envolvidos no o processo de encaminhamento de alunos. A análise das respostas permitiu categorizar as causas do encaminhamento dos alunos às classes especiais e constatar a precariedade na identificação dos problemas dos alunos, a falta de ação para remediá-los antes do encaminhamento e a atribuição de responsabilidade predominantemente ao aluno e à família.