ESCOTTO, Amélia (1984)
Uma Análise da Prática Pedagógica Desenvolvida na 1ª Série do 1º Grau
Uma Análise da Prática Pedagógica Desenvolvida na 1ª Série do 1º Grau.
Rio de Janeiro, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Nome do Orientador: Laís Esteves Loffredi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa pretendeu analisar o desenvolvimento da prática pedagógica em turmas de 1ª série, em uma escola cuja divisão de turmas indicava uma separação entre grupos sócio-econômicos alto, médio e baixo. Foi feita uma análise comparativa das duas turmas que representavam os grupos extremos (alto e baixo), buscando-se identificar: as características sócio-econômicas das duas turmas; as características da prática pedagógica desenvolvida em cada turma; as características da relação professor-aluno, em cada turma. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo, e foram utilizadas: análise da documentação da escola, observação não sistemática, entrevistas informais. Os resultados mostraram diferenças marcantes na prática pedagógica desenvolvida em uma e outra turma, nas relações professor-aluno, nas expectativas das professoras em relação ao desempenho dos alunos, constatando-se a discriminação da turma de nível sócio-econômico baixo.