ESCOTTO, Amélia (1984)
Uma Análise da Prática Pedagógica Desenvolvida na 1ª Série do 1º Grau
Rio de Janeiro, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Uma Análise da Prática Pedagógica Desenvolvida na 1ª Série do 1º Grau.
Nome do Orientador: Laís Esteves Loffredi
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa pretendeu analisar o desenvolvimento da prática pedagógica em turmas de 1ª série, em uma escola cuja divisão de turmas indicava uma separação entre grupos sócio-econômicos alto, médio e baixo. Foi feita uma análise comparativa das duas turmas que representavam os grupos extremos (alto e baixo), buscando-se identificar: as características sócio-econômicas das duas turmas; as características da prática pedagógica desenvolvida em cada turma; as características da relação professor-aluno, em cada turma. A pesquisa teve caráter exploratório-descritivo, e foram utilizadas: análise da documentação da escola, observação não sistemática, entrevistas informais. Os resultados mostraram diferenças marcantes na prática pedagógica desenvolvida em uma e outra turma, nas relações professor-aluno, nas expectativas das professoras em relação ao desempenho dos alunos, constatando-se a discriminação da turma de nível sócio-econômico baixo.