OLIVEIRA, Maria da Consolação Azevedo (1984)
A Maturidade Para a Alfabetização Como Fator de Indução na Seletividade Social na Escola Brasileira
A Maturidade Para a Alfabetização Como Fator de Indução na Seletividade Social na Escola Brasileira.
Rio de Janeiro, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia Escolar)
Universidade Gama Filho.
Nome do Orientador: Eliezer Schneider
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: ORIENTADORES: Eliezer Schneider, Therezinha de Freitas Rodrigues Oliveira O trabalho discute o conceito de prontidão para alfabetização, mostrando como o diagnóstico de prontidão é um fator de seletividade social nas escolas. O estudo analisa a influência de classes sociais e da experiência em pré-escola na maturidade para alfabetização medida através do Teste Metropolitano de Prontidão de Poppovic. A amostra esta representada por 96 crianças da 1ª série do 1º grau, matriculadas em escolas privadas e públicas, correspondendo às classes privilegiadas e não-privilegiadas; esta última foi sub-agrupada em crianças com e sem pré-escola. Os resultados indicaram que: não houve diferença significativa nos resultados do teste entre as crianças de classe não privilegiada com e sem pré-escola; a classe social está significativamente relacionada aos resultados no teste. A autora concluiu que o Teste Metropolitano de Prontidão e outros similares estão saturados de fator verbal, expressando valores, linguagem e experiências que não são representativos do universo de alunos brasileiros da escola de 1º grau.