PEREIRA, Doris Beatriz Gonçalves (1984)
A Qualificação do Professor Alfabetizador e o Fracasso Escolar - Um Estudo de
Paraná, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Paraná.
A Qualificação do Professor Alfabetizador e o Fracasso Escolar - Um Estudo de.
Nome do Orientador: Anna Wachowiscz
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo do estudo foi analisar diferentes fatores que explicam o fracasso escolar, evidenciado na 1ª série do 1º grau, enfatizando a importância dos fatores intra-escolares e dentre estes a qualificação docente, por considerar que o professor é uma das alternativas de superação desse fracasso. O estudo foi realizado em uma única escola, escolhida por apresentar índice significativo de fracasso escolar da rede municipal de Curitiba que atende a uma clientela carente. Foram utilizadas as técnicas de observação e de entrevistas com as professoras atuantes nas classes de alfabetização, as supervisoras pedagógicas e a diretora da escola. Dos dados coletados conclui-se que: as professoras alfabetizadoras não receberam fundamentação necessária à realização da tarefa de alfabetizar em seus cursos de formação para o magistério; as alfabetizadoras não foram preparadas para trabalhar com a criança concreta e real, pertencente às camadas menos favorecidas, contribuindo dessa forma para manter os altos índices de fracasso escolar.