PARADA, Elvira Meneghesso Gonçalves (1984)
Análise de Uma Experiência Que Associa Linguagem Oral, Leitura e Escrita no Processo de Alfabetização
São Paulo, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Psicologia da Educação)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Análise de Uma Experiência Que Associa Linguagem Oral, Leitura e Escrita no Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Abigail Alvarenga Mahoney
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: Com base em princípios da Sociolingüística e da Psicologia Cognitiva, é descrita e analisada experiência de alfabetização de 26 crianças consideradas "fracas" de uma escola pública, atuando a própria pesquisadora como professora; o objetivo foi verificar a influência, no processo de alfabetização, de uma metodologia que substituísse a cartilha por textos produzidos pelas crianças, que associasse língua oral, leitura e escrita, que estabelecesse um clima democrático e de valorização do aluno, que possibilitasse o acesso a livros da literatura infantil e que levasse à compreensão e aceitação das variedades lingüísticas (dialetos e registros). São apontados, como resultados, o progresso da maior parte dos alunos, aumento da criatividade, melhor qualidade dos textos produzidos, em relação a textos de alunos da mesma série de outra escola.