PETRY, Eliane Elizabeth de Oliveira (1984)
Desenvolvimento da Atenção e Facilitação da Alfabetização em Crianças de 1ª Série Através de Sessões de Jogos Lógicos: Um Experimento de Campo
Desenvolvimento da Atenção e Facilitação da Alfabetização em Crianças de 1ª Série Através de Sessões de Jogos Lógicos: Um Experimento de Campo.
Rio Grande do Sul, 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Nome do Orientador: Ângela Maria Brasil Biaggio
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar a hipótese de que a inclusão de sessões de "jogos lógicos", na 1ª série do 1º grau, contribuiria para o desenvolvimento significativo da atenção e conseqüentemente, para facilitar a alfabetização. Participaram como sujeitos 24 alunos de 1ª série de 2 escolas de clientela de baixa renda, sendo 12 de uma escola (grupo experimental) e os outros 12 de outra escola (grupo de controle). A autora usou a "teoria de atenção" de Zeaman e House, teoria do desenvolvimento intelectual de Piaget e como recurso material os "blocos lógicos" de Dienes. O instrumento utilizado, para medir a atenção consistiu de 3 subtestes do teste de prontidão para leitura de E.R. Kunsz. Este instrumento foi aplicado antes do desenvolvimento das "sessões de jogos" e após a realização das mesmas. Foram utilizados também resultados no "teste ABC" (início do ano) e um teste de "Alfabetização-leitura" (final do ano). A maioria dos resultados não foi estatisticamente significativa, mas muitos deles apresentaram uma tendência de crescimento no sentido de confirmarem a hipótese.