OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes (1984)
Linguagem e Fracasso Escolar: Uma Visão Crítica
São Paulo, 1984. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Letras)
Universidade de São Paulo.
Linguagem e Fracasso Escolar: Uma Visão Crítica.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Fracasso Escolar
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A partir do entendimento do funcionamento da escola, interessa-se, principalmente, analisar as relações que se estabelecem entre Linguagem e Fracasso Escolar, do ponto de vista daescola e do aluno, ou seja em que medida a linguagem é utilizada como instrumento e seleção de crianças de classes subalternas. Para alcançar esses objetivos, o trabalho foi dividido em seis capítulos. A primeira parte tratará da Escola e constará de três capítulos assim distribuídos: O capítulo I, de natureza descritiva, abordará a concepção de língua utilizada pela escola, tentando demonstrar suas características; O capítulo II, aborda o conhecimento linguístico utilizado pela escola, no caso específico, as gramáticas; O capítulo III exemplifica, através de pesquisa realizada com professores do ensino de 1º grau, como a escola utiliza agentes para transmitir sua concepção de língua. A segunda parte tratará do outro elemento da díade, o Escolar. Desta forma, o Capítulo IV visa mostrar a visão da linguagem do aluno, segundo refletida na literatura pertinente; o Capítulo V aborda as características da língua oral e escrita, de acordo com a produção linguística que é exigida do aluno pela escola; o Capítulo VI apresenta exemplos de produções linguísticas do aluno concreto, na escola do 1º grau. E, finalmente um último ítem, as Considerações Gerais, onde pretendemos sintetizar o trabalho realizado, e apresentar os comentários e sugestões.