JUNIOR, José Contini (1985)
A Concepção do Sistema Alfabético Por Crianças em Idade Pré-Escolar
A Concepção do Sistema Alfabético Por Crianças em Idade Pré-Escolar.
São Paulo, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação Linguística Aplicada Ao Ensino de Línguas)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Nome do Orientador: Mary Alzawa Kato
Área: Linguística, Letras e Artes: Linguística e Letras
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi o de compreender como as crianças em idade pré-escolar concebem o sistema alfabético, e avaliar a proposta de Ferreiro e colaboradores sobre o desenvolvimento da escrita infantil, partindo da hipótese de que as etapas desse desenvolvimento não são discretas. Através de uma brincadeira de ditado de palavras, foram obtidas manifestações gráficas de 72 crianças da rede particular de ensino de São Paulo, das séries: maternal, jardim, I Pré e II Pré. A análise do material permitiu estabelecer um esquema de desenvolvimento da concepção da escrita pela criança, concluindo-se que há variações nesse desenvolvimento de criança para criança e que o processo não é discreto nem linear, ocorrendo superposição de etapas em todos os níveis, e não apenas no nível silábico alfabético, como observaram Ferreiro e colaboradores.