LIMA, Sônia Maria Azevedo de (1985)
Aquisição e Desenvolvimento da Habilidde de Compreensão a Partir do Processo de Alfabetização
Rio Grande do Sul, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de Santa Maria.
Aquisição e Desenvolvimento da Habilidde de Compreensão a Partir do Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Maria Alzira Coelho da Costa Nobre
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar a hipótese de que a aprendizagem da leitura pode ser comprometida por: diferenças entre a linguagem oficial da escola e a linguagem natural da criança; procedimentos metodológicos de exploração de textos, que não desenvolvem a habilidade de compreensão/interpretação das idéias expressas no texto escrito. Os sujeitos foram alunos da 1ª série de escolas urbanas e de periferia de Santa Maria, RS. Os instrumentos utilizados foram 150 palavras oriundas das cartilhas usadas nas escolas, para determinar se eram conhecidas pelas crianças (linguagem congruente) ou desconhecidas (linguagem dissonante); foram, também, elaborados 3 textos com vocabulário congruente e 3 textos com palavras dissonantes, cada texto seguido de 4 questões. Os resultados indicaram que para ambos os grupos a compreensão dos textos foi dificultada pela linguagem dissonante; o desempenho das crianças de escolas de vila revelou-se significativamente mais baixo do que o desempenho dos alunos de escolas urbanas. A autora conclui que, para que as crianças tenham êxito na alfabetização, é imperativa a adequação da linguagem oficial dos materiais didáticos à linguagem natural dessas crianças.