PULLIN, Elsa Maria Mendes Pessoa (1985)
Organização Semântica: Influência da Alfabetização em Técnicas Diferentes (Português-Japonês) - Um Estudo Com a Técnica de Greenspoon
São Paulo, 1985. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Organização Semântica: Influência da Alfabetização em Técnicas Diferentes (Português-Japonês) - Um Estudo Com a Técnica de Greenspoon.
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar contrastivamente os repertórios verbais, em Português e Japonês, de 30 pré-escolares da cidade de Londrina, de origem étnica japonesa, pertencentes a 3 escolas que se diferenciavam quanto ao processo de alfabetização: uma iniciava esse processo em Português, outra, em Japonês e Português, e a terceira, só em Japonês. Em situação experimental, as crianças produziram emissões verbais livres, posteriormente analisadas em 10 categorias semânticas. Foram feitas comparações inter e intra grupos, em função do idioma e das categorias semânticas, buscando-se comparar: as emissões verbais em cada língua quanto a fluência e flexibilidade; o léxico levantado em cada língua quanto ao campo semântico e freqüência de respostas verbais diferentes, os repertórios verbais emitidos nas 2 línguas quanto a fluência e flexibilidade nas diferentes categorias. Os resultados indicaram que a alfabetização em Japonês parece facilitar a organização verbal, inclusive a observada em Português.