ROSE, Tania Maria Santana de (1985)
Compreensão de Leitura: Ensino e Conhecimento.
São Paulo, 1985. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Compreensão de Leitura: Ensino e Conhecimento.
Nome do Orientador: Carolina Martuscelli Bori
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O trabalho caracteriza-se como um relato de experiência de orientação a uma professora alfabetizadora, com o objetivo de auxiliá-la a estruturar e a executar atividades, de modo a contribuir para a superação de dificuldades de alfabetização reveladas pelos alunos. A experiência, realizada durante o ano de 1982, inseriu-se num projeto de implantação controlada de atendimento escolar em período integral, no município de São Carlos, SP, e foi desenvolvida com a professora responsável pelo período escolar suplementar, que completava o turno regular de aulas de uma turma de primeira série do primeiro grau de uma escola pública, composta de 28 alunos pertencentes a famílias de baixa renda, com idade de 8 a 13 anos, dos quais 21 já haviam cursado pelo menos uma vez a primeira série; cerca de metade apresentava desempenho insuficiente em leitura e escrita. A orientação à professora foi feita através de reuniões semanais, num total de 34 reuniões durante o ano letivo, nas quais eram analisadas as questões emergentes de sua atividade de ensino, decidia-se como encaminhá-las e eram treinadas as ações necessárias para pôr em prática as decisões. As questões encaminhadas foram relativas a: identificação das dificuldades de leitura e escrita dos alunos; proposição de aprendizagens que seriam relevantes para a superação dessas dificuldades; identificação de uma estratégia que possibilitasse o atendimento concorrente de grupos heterogêneos; identificação de procedimentos de ensino que garantissem as aprendizagens necessárias; desenvolvimento de um repertório básico que possibilitasse à professora implementar a estratégia de atendimento diversificado; desenvolvimento de um repertório que aumentasse a probabilidade de a professora vir a oferecer as condições de ensino de forma sistemática e eqüitativa. Os resultados obtidos pelos alunos evidenciaram que todos que permaneceram até o final do ano nas atividades do período suplementar realizaram progressos em leitura e escrita. A autora concluiu que as orientações contribuíram: para que a professora oferecesse um atendimento que possibilitou aos alunos a superação de dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita; para auxiliar a professora a desenvolver o repertório necessário; para facilitar a explicitação, passo a passo, das ações e dos efeitos esperados delas; para analisar esses efeitos junto aos alunos.