ASSIS, Maria Bernadete Amêndola Contart de (1985)
Uma Análise Psicológica do Desempenho Escolar de Crianças de 1ª Série: Aspectos Psicodinâmicos e Operatórios
São Paulo, 1985. Tese de Doutorado (Pós-graduação em Psicologia)
Universidade de São Paulo.
Uma Análise Psicológica do Desempenho Escolar de Crianças de 1ª Série: Aspectos Psicodinâmicos e Operatórios.
Nome do Orientador: Lino de Macedo
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Assunto: Determinantes de Resultados
Referencial Teórico: Interdisciplinaridade
Natureza do Texto: Pesquisa: Estudo Comparativo
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar a influência de alguns fatores cognitivos (operatórios) e afetivos (psicodinâmicos) no desempenho escolar de crianças em fase de alfabetização, com base na teoria de Piaget e na teoria psicanalítica. Esta pesquisa foi realizada em uma escola de 1º grau da Rede Oficial de Ensino. Os sujeitos (37) eram alunos de 1ª série, de ambos os sexos, com idade variando entre 6 e 7 anos, pertencentes a dois níveis sócio-econômicos distintos: baixo e alto. Foram formados 4 grupos, combinando-se o desempenho escolar ( "bom" ou "mau") indicado pelas professoras, considerando-se basicamente o nível de alfabetização alcançado, com o nível sócio-econômico(alto ou baixo). Os grupos foram comparados quanto a aspectos operatórios e psicodinâmicos. Foram instrumentos de pesquisa: provas de Noção de Conservação de Correspondência Termo-a-Termo, de Substância e de Peso, para a avaliação das características operatórias; Teste de Rorschach e CAT-A, para a avaliação das características psicodinâmicas. A análise dos dados evidenciou que os fatores que mais diferenciaram os sujeitos com bom ou mau desempenho escolar, nos dois níveis sócio-econômicos, foram: desempenho em Conservação de Correspondência Termo-a-Termo; controle dos afetos; imagos parentais e capacidade de reparação. Nos grupos com bom desempenho escolar, estes fatores apresentaram-se mais positivos que nos grupos com mau desempenho. Discutindo as possíveis razões da influência dessas características no desempenho escolar, a autora enfatiza os aspectos psicodinâmicos e a relação destes com as características da escola.