VERDE, Eudósio Soares Lima (1985)
A Interação Professor-Aluno Durante o Processo de Alfabetização
São Paulo, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Universidade Federal de São Carlos.
A Interação Professor-Aluno Durante o Processo de Alfabetização.
Nome do Orientador: Maria da Graça N. Mizukami
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi verificar como se processa a interação professor-aluno na 1ª série, a fim de analisar padrões de interação verbal de um mesmo alfabetizador numa mesma classe e de diferentes alfabetizadores em classes diferentes, e diferentes manifestações do comportamento verbal do professor e do aluno. Foram gravadas cem aulas em 8 classes de alfabetização, durante sete meses, em escolas da rede pública e particular de São Carlos, São Paulo. Os dados foram analisados segundo o Sistema de Categorias para Análise de Interação Verbal desenvolvido por Flanders. Os resultados evidenciaram variação significativa do comportamento verbal da professora e/ou do aluno de aula para aula. Tendo sido constatado, porém, predomínio de influência direta da professora e grande utilização de atividades não verbais, sendo que a freqüência destas tendem a aumentar do 1º para o 2º semestre.