BULHÕES, Amélia Pinto (1985)
Testagem de Uma Estratégia de Supervisão, Para Orientação de Professores Alfabetizadores na Zona Rural
Testagem de Uma Estratégia de Supervisão, Para Orientação de Professores Alfabetizadores na Zona Rural.
1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Nome do Orientador: Roque Moraes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de avaliar a validade, para escolas rurais, de uma estratégia de supervisão feita de forma indireta, através de um Material Instrucional para Alfabetização, constituído de atividades para aquisição de maturidade para a leitura e a escrita. A amostra compôs-se de 220 alunos de 1ª série, divididos em grupo experimental e grupo de controle, 97 professores alfabetizadores e 15 supervisores. Os alunos de ambos os grupos foram submetidos ao teste ABC no início do ano e a reteste após o período preparatório à alfabetização, em que, no grupo experimental, foi utilizado o Material Instrucional; ao final do ano, verificou-se o índice de alfabetização dos dois grupos. Professores e supervisores preencheram fichas de avaliação do Material Instrucional. Os resultados mostraram que os alunos submetidos a esse material demonstraram melhor desempenho no teste ABC, ao final do período preparatório, e mais alto índice de alfabetização, ao final do ano. Supervisores e professores aprovaram o instrumento.