BULHÕES, Amélia Pinto (1985)
Testagem de Uma Estratégia de Supervisão, Para Orientação de Professores Alfabetizadores na Zona Rural
1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Testagem de Uma Estratégia de Supervisão, Para Orientação de Professores Alfabetizadores na Zona Rural.
Nome do Orientador: Roque Moraes
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: A pesquisa teve o objetivo de avaliar a validade, para escolas rurais, de uma estratégia de supervisão feita de forma indireta, através de um Material Instrucional para Alfabetização, constituído de atividades para aquisição de maturidade para a leitura e a escrita. A amostra compôs-se de 220 alunos de 1ª série, divididos em grupo experimental e grupo de controle, 97 professores alfabetizadores e 15 supervisores. Os alunos de ambos os grupos foram submetidos ao teste ABC no início do ano e a reteste após o período preparatório à alfabetização, em que, no grupo experimental, foi utilizado o Material Instrucional; ao final do ano, verificou-se o índice de alfabetização dos dois grupos. Professores e supervisores preencheram fichas de avaliação do Material Instrucional. Os resultados mostraram que os alunos submetidos a esse material demonstraram melhor desempenho no teste ABC, ao final do período preparatório, e mais alto índice de alfabetização, ao final do ano. Supervisores e professores aprovaram o instrumento.