SILVA, Maria do Carmo Batista da (1985)
Alfabetização: Desempenho e Prática Pedagógica em Micro-Estruturas Escolares
Rio de Janeiro, 1985. Dissertação de Mestrado Acadêmico (Pós-graduação em Educação)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Alfabetização: Desempenho e Prática Pedagógica em Micro-Estruturas Escolares.
Nome do Orientador: Nícia Maria Bessa
Área: Ciências Humanas: Educação
Assunto: Em Análise
Referencial Teórico: Em Análise
Natureza do Texto: Em Análise
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar o processo de alfabetização, a partir do planejamento curricular em vigor no Estado de Góias, focalizando, especialmente, a prática pedagógica de 2 professores de escolas públicas que atendem crianças de nível sócio-econômico baixo. Considerando variáveis de natureza individual, sócio-econômica e intra-escolar, a coleta de dados se processou através de observações, entrevistas, aplicação de provas e análise do programa oficial utilizado em classe. Das análises, nota-se um distanciamento entre as propostas do programa oficial e a realidade dos alfabetizandos, concluindo-se que há necessidade de redefinição deste como uma proposta endereçada a segmentos sociais carentes, da mesma forma, a prática docente precisa de redefinição em termos de compromisso social e de competência no exercício das funções específicas da professora.